Laqueadura tubárea – Qual a melhor forma de engravidar?

Laqueadura tubária

Laqueadura tubárea é a cirurgia para não mais ter filhos. É feita na mulher e significa que será interrompido o canal (trompa uterina) que permite a circulação dos espermatozóides, óvulos e embriões em estágio inicial.

Para ocorrer a gravidez é necessário uma série de eventos em sintonia. A laqueadura simplesmente interrompe o canal de ligação óvulo-espermatozóides sem modificações hormonais, portanto, muitas das complicações que a laqueadura é culpada, como queda da libido, nervosismo, ondas de calor, sangramentos irregulares e outros, não procede.

O que é muito comum observarmos é o arrependimento de ter realizado a laqueadura. Isto sim trás uma série de sintomas orgânicos e emocionais, porque se ocorrem mudanças emocionais de stress, depressão, raiva. Isto modificará a produção cerebral dos hormônios que controlam o ciclo menstrual e produção hormonal feminina.

E aí os casais voltam a procurar engravidar…. e chegam à Reprodução Assistida!

Começa a avaliação de uma série de acontecimentos que devem ser analisados:

A reanastomose ou reversão de laqueadura é um procedimento cirúrgico que se tenta restabelecer a permeabilidade tubárea. Tem que ficar internada, tomar anestesia e repouso pós-cirúrgico para restabelecimento.

As chances de voltar a permeabilidade tubárea são muito heterogêneas girando em torno de 30% e destes, em torno de 10% conseguem gravidez, tornando as chances muito baixas.

O procedimento indicado com melhores chances de gravidez é, sem dúvida, a Fertilização in vitro, onde se colhem os óvulos após estimulação hormonal, fertilizando-os em laboratório, habitualmente injetando-se um espermatozóide diretamente no óvulo (ICSI – Injeção intracitoplasmática de espermatozóide) e transferindo o embrião para útero, em 2-5 dias. O resultado será avaliado após 14 dias, por exame de sangue para diagnóstico de gravidez. Então, as chances de gravidez passam a ser em torno de 40-50%.

Assim, com maiores chances de gravidez e procedimento cirúrgico menos traumático, a Reprodução Assistida torna-se uma melhor opção em relação à reversão da laqueadura.

Dr. Joaquim R.M. Coelho (CRM: 42.069)
InFert – Instituto de Fertilização Assistida
www.InFert.com.br

Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

118 comentários

  1. claudice disse:

    ola,tenho 40 anos,3 filhos, sou laquiada a 17 anos,mas meu novo marido gostaria de ter um filho.seriapossivel na minha idade com a FIV,quais as minhas possibilidaes,eousto desse procedimento.Meu marido tem 28 anos.Obrigada

  2. caritas disse:

    ola,sou ligada a 6 anos e gostaria de saber o valor de uma inseminação e moro em itumbiara,por favor me respondam em meu imail,agradeço desde já.

  3. Iolanda disse:

    Ola meu nome e iolanda tenho36anos sou laqueada com o corte na trompa e queria ter mais um filho gostaria de saber se e possivel ter um filho atraves da insiminacao

  4. eu tenho 34 anos sou laqueada ha 10 anos eh eu casei outra vez eh eu eh meu esposo ele com 29 queriamos ter outro bebe eu sofro muito eu tenho algunha chace euqueria alguem um medico logico que mim expicase melhor este assunto

  5. marinete disse:

    tenho 3 filhos fiz laqueadura a 7 anos, mas gostaria de poder reverter a cirurgia pra engravidar de novo. o que poderia ser feito. é possivel, tbem engravidar mesmo laqueada?

  6. Equipe InFert disse:

    Ola Patrícia,

    Infelizmente não realizamos procedimentos pelo SUS. Contudo, temos procedimentos para pacientes com menor renda. Envie-nos um email infert@infert.com.br, que entraremos em contato.

    Atenciosamente,
    Equipe Infert
    http://www.infert.com.br

  7. Equipe InFert disse:

    Olá Edna,

    Entraremos em contato por e-mail.

    Atenciosamente,
    Equipe InFert
    http://www.infert.com.br

  8. Equipe InFert disse:

    Olá Iolanda,

    Se o seu caso for somente laqueadura é possível sim.
    Entraremos em contato por e-mail com orientações e valores.
    Atenciosamente,
    Equipe InFert
    http://www.infert.com.br

  9. sirleide disse:

    eu tenho 35 anos sou laqueada a 15 anos e mim casei novamente ele nao tem filhos e gostaria ter .mim cobra moito . e possivel.eu conseguir novamente engravidar tenho 2 filhos do premeiro casamento. mim ajude.

  10. edna disse:

    oi tenho 39 anos sou laqueada e por cima tenho menopausa precoce, a cinco anos não mestruo, fiz reposiçao hormonal por dois anos mais parei qual minha chance de poder engavidar novamente ,qual tratamento teria que fezer porfavor me ajudem ,queria muito ser mçãe novamente

  11. carla disse:

    ola doutor! preciso muito de sua ajuda ,tenho 38 anos ,2 filhos ,me submeti a laqueadura ha 16 anos e hoje me arrependo quero poder ser mae de novo tenho alguma chance me responde por favor obrigada…

  12. julyana kiffen disse:

    ola queria saber se depois de laquiada tenho forma de engravidar novamente ,tenho 27 anos e 3 filhos fiz minha laquiaçao a 1 ano e meio aguardo resposta …. obrigado

  13. CRISTINA disse:

    POR FAVOR ME AJUDEM,TENHO 34 ANOS FIZ LAQUEADURA E QUERO ENGRAVIDAR DE NOVO.ME SEPAREI E AGORA ESTOU COM OUTRA PESSOA QUE QUER TER UM FILHO COMIGO MAIS NÃO SEI COMO FAZER.ENTÃO ESTOU AQUI PEDINDO AJUDA,ESTOU PESANDO EM INSEMINAÇÃO EN VITRO.
    SERÁ QUE É MUITO CARA?VOU AGUARDA CONTATO!
    DESDE JÁ MUITO GRATA!

  14. Dulcy disse:

    Olá tenho 39 anos e tem 19 anos que fiz laqueadura(extirpaçao de trompas)tenho 2 filhos, e quero engravidar de novo porque me casei novamente.Quero muito engravidar de novo. Posso engravidar com reproduçao assistida e quanto custa pra fazer?
    Obrigado.

  15. fernanda mirra disse:

    BOA TARDE
    FIZ LAQUEADURA
    A 2 ANOS.GOSTARIA
    DE SABER SE TEM COMO
    EU ENGRAVIDAR COM REPRO
    DUÇÃO ASSISTIDA,E SE É FEITO
    PELO SUS.TENHO 36 ANOS E ME CASEI
    NOVAMENTE E MEU MARIDO NÃO TEM FILHOS.

    FERNANDA

  16. isabel rgs! disse:

    ola dr!tenho 38 anos e fiz laqueadura a12 anos tenho 2 filhos do primeiro casamento hj casei e me arrependo de ter feito a laqueadura tenho chance de reverter a situação obrigada.

  17. Giane disse:

    Boa noite, tenho 45 anos e fiz laqueadura a 17, meu novo companheiro gostaria de ter um filho, seria possível algum tratamento sem reverter a laqueadura? Não tenho plano de saúde mas li aqui em cima que vocês não atende pelo SUS, como funciona a forma de pagamento? Agradeço desde já a atenção.

  18. Equipe InFert disse:

    Boa tarde Sirleide, Edna, Carla, Julyana, Cristina, Dulcy, Fernanda, Isabel e Giane:

    Acabamos de enviar uma resposta a todos os comentários individualmente por email. Para maiores informações, acesse o nosso site: http://www.infert.com.br

    Atenciosamente,
    Equipe InFert
    http://www.infert.com.br

Deixe um comentário

*